Cicloturismo – O que é e como começar

Se você gosta de viajar e ama bicicleta então você encontrou o esporte ideal! O Cicloturismo vem tendo uma grande ascensão no mundo da Bike, ele consiste basicamente em viajar de bicicleta, o que torna a viajem muito mais econômica, saudável e divertida.

Para começar a se aventurar no Cicloturismo você precisa estar atento a alguns detalhes, o ideal pra começar é entrar em um grupo que já faz algumas viagens e que possa te passar os detalhes principais para que tudo ocorra bem durante o percurso. Mas já vamos te passar algumas dicas aqui mesmo.

Primeiro – Não esqueça que viajar de bicicleta não é apenas um simples passeio e que em vários momentos no percurso você poderá ficar longe de tudo, simplesmente no meio do nada e nessa hora não seria nada agradável um pneu furado. Então a dica é: leve sempre com você um kit de reparos de pneu ou uma câmara extra e uma bomba de encher.

Segundo – Por se tratar de longas distâncias que geram um desgaste maior, você precisará se hidratar no caminho, então não esqueça de levar sempre pelo menos duas garrafas na bike e sempre que tiver oportunidade de reabastecer faça isso. O ideal seria levar também barras de cereais para manter a energia durante o pedal.

Terceiro – Não esqueça da revisão da bike antes de pegar a estrada. Certifique-se do estado dos pneus, câmaras, regulagens dos câmbios e freios. Se possível leve sempre um pequeno kit de ferramentas para pequenos reparos ou regulagens.

Vale lembrar que existem modalidades diferentes de Cicloturismo. Existem os passeios organizados por equipes mais experientes que viajam com carro de apoio, nesse caso tudo se torna mais fácil mas temos que admitir que perde um pouco da magia do passeio, e existem os grupos que viajam sem apoio.

Outro detalhe que diferencia uma modalidade da outra é a distância a ser percorrida. Você pode fazer um passeio de um dia e retornar ou se programar para passar a noite e fazer um pedal mais longo. Alguns passeios levam dias na estrada e você pode optar por ficar em hotéis, pousadas ou levar uma barraca.

Uma grade facilidade pra quem está começando é optar pelos roteiros auto guiados. São roteiros pré estabelecidos e sinalizados para os cicloturistas aproveitarem ao máximo todos os pontos turísticos do passeio. Além da sinalização o cicloturista recebe um guia de orientação com as informações do trajeto e em alguns casos até oferecem certificado no fim do percurso.

Então é isso pessoal, pé na estrada e bom pedal!

Leia mais:

Bicicleta Estilo de Vida Saudável

Como escolher a Bike certa

Dicas de Manutenção da Bike

Direitos e deveres do ciclista

Bicicleta uma alternativa sustentável

Quando devo usar o capacete de ciclismo

Dicas para viajar de bicicleta

Cuidados com a cadeirinha na bicicleta

Sobre a loja

A Loja Aviz Bike atua desde 2005 no segmento de bicicletas. Aqui você encontra uma oficina especializada e toda a linha de acessórios para sua Bike, além de uma grande variedade de peças, modelos e estilos de Bicicletas para atender todas as necessidades! Desde o passeio até a trilha. Loja Aviz Bike é o lugar certo pra começar sua aventura!

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Loja Aviz Bike - CNPJ: 04.408.957/0001-22 © Todos os direitos reservados. 2019