Direitos e deveres do ciclista

Olá pessoal!

A bicicleta cada vez mais vem sendo uma opção saudável e econômica de locomoção. Popular em muitas cidades do mundo, é muito utilizada pelos brasileiros, tanto pra passeio, como também meio de transporte para o trabalho. Além de queimar calorias, quem vai de bike diminui o stress e aproveita a paisagem.

No entanto, devemos ter alguns cuidados especiais com a segurança e saber quais são os direitos e deveres do ciclista no trânsito, nos ajudarão muito na hora de sair por aí pedalando. Veja algumas regras que garantem a segurança de ciclistas e pedestres.

direitos-e-deveres-do-ciclista

Segundo o código brasileiro de trânsito, o ciclista deve respeitar a sinalização e os sinais de trânsito além de circular na mão correta de direção, pois a bike também é um veículo. É importante saber que ciclistas e pedestres têm preferência sobre os veículos automotores.

Alguns acessórios para bicicleta  são considerados obrigatórios  e que talvez você não saiba são: Retrovisor do lado esquerdo, buzina, refletores laterais, dianteiro e traseiro. De acordo com a lei o ciclista deve utilizar, sempre que existir, as ciclofaixas ou ciclovias e acostamentos. Devendo sempre usar o lado direito da pista no sentido dos veículos. Nunca ande na contramão pois é considerado infração grave de trânsito.

Quando pedalar em ruas muito movimentadas sempre sinalize suas intenções com a mão antes de realizar manobras de conversão. Utilizar roupas com cores fortes ajudam muito a ser visto pelos motoristas evitando assim ser atingido por um carro.

Os motoristas também tem alguns deveres que devem ser seguidos. Precisam manter uma distância de pelo menos 1,5 metro das bicicletas e reduzir a velocidade ao passar por ciclistas. Devem sempre respeitar as faixas destinadas ao ciclista e o ciclista deve dar preferência ao pedestre.

Alguns acessórios para bicicleta não são obrigatórios mas garantem que nada mais grave aconteça em um possível acidente. O capacete por exemplo, pode diminuir em 90 % o risco de traumatismo craniano, podendo preservar a cabeça em uma batida um pouco mais forte. Joelheiras, cotoveleiras óculos e viseiras também ajudam bastante. E se for pedalar a noite não deixe de equipar sua bike com faróis e luz traseira.

Por fim aproveite o passeio com a liberdade de sair por aí de bike sentindo o vento no rosto!

Bom pedal a todos!

 

Leia mais:

Bicicleta Estilo de Vida Saudável

Como escolher a Bike certa

Dicas de Manutenção da Bike

Dicas para viajar de bicicleta

Bicicleta uma alternativa sustentável

Quando devo usar o capacete de ciclismo

 

Sobre a loja

A Loja Aviz Bike atua desde 2005 no segmento de bicicletas. Aqui você encontra uma oficina especializada e toda a linha de acessórios para sua Bike, além de uma grande variedade de peças, modelos e estilos de Bicicletas para atender todas as necessidades! Desde o passeio até a trilha. Loja Aviz Bike é o lugar certo pra começar sua aventura!

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Loja Aviz Bike - CNPJ: 04.408.957/0001-22 © Todos os direitos reservados. 2019